Estudo de Cumbuca: Dipães desenvolve projeto de leitura com os colaboradores

Com o objetivo de manter o aperfeiçoamento e a educação continuada, sincronizar a equipe para o mesmo fim e desenvolver projetos de melhoria na empresa, a Dipães Indústria de Pães inicia com seus colaboradores o Projeto Estudo de Cumbuca. Foram criados cinco grupos, com participação de 33 colaboradores, para estudo, discussão e reflexão sobre livros.

Na metodologia do Estudo de Cumbuca todos os participantes deverão ler um capítulo do livro por semana e a cada encontro será sorteado um membro da equipe para apresentar e discutir o capítulo estudado. Os encontros serão semanais e haverá uma data de início e término do estudo de cada livro. A primeira leitura escolhida foi “O verdadeiro Poder”, de Vicente Falconi.

Cada equipe terá um líder, que anotará os principais tópicos discutidos, a frequência e o desempenho dos participantes. Se o sorteado não leu o capítulo a reunião não será realizada e será definida nova data do encontro. “Isso avaliará o comprometimento e responsabilidade de todos, pois se cada um não fizer a sua parte, o todo não terá o momento de discussão. O nome do sorteado voltará para o copo e ele corre o risco de ser sorteado na outra semana”, explicam os diretores da Dipães que coordenam o projeto.

A empresa dará o livro para cada colaborador, que ainda receberá um marcador de texto para grifar os principais pontos do livro, os quais poderão auxiliar na resolução de problemas.

Projeto de Melhoria

Também no Estudo de Cumbuca, cada participante desenvolverá um projeto visando melhoria na empresa, colocando em prática o conhecimento adquirido com a leitura do livro.

O projeto deverá visar retorno financeiro, aumento de produtividade, melhoria na qualidade e desenvolvimento individual e voluntário. Todos os participantes poderão participar e concorrer ao melhor projeto, que deverá ser entregue impresso, com descrição da situação atual e a melhoria proposta.

Os cinco melhores projetos serão premiados com um smartphone. A comissão julgadora é formada pelos líderes dos grupos, diretores Valdecir Caçol e Volmir Meotti.

Fonte: Agência IAF
Data: 09/06/2016