ICMS do trigo tem percentual de 8%

Maior produtor do cereal no país no ciclo passado, o Paraná teve quebra na produção deste ano. Mas ainda que tenham oferta reduzida, os paranaenses têm uma vantagem: alíquota de 2% nas vendas interestaduais para as regiões Sul e Sudeste e zero para Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Espírito Santo.

– Precisávamos de um efeito maior. Porque o Paraná está mais próximo dos mercados consumidores e tem uma alíquota menor, de forma permanente – avalia Antonio da Luz, economista-chefe da Farsul.

- Chefe do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, José Nilton Botelho teria pedido exoneração do cargo. O ministério diz que só se manifesta sobre o assunto após publicação do pedido no Diário Oficial da União.

- O parlamento europeu adotou ontem a nova Política Agrícola Comum. Rompendo com modelo anterior, em que cerca de 80% das verbas eram entregues a 20% das explorações agrícolas, a nova política prevê redistribuição entre países e produtores.

Produtores de ovinos do Estado têm até 31 de dezembro para informar o número de cordeiros e cordeiras nascidos em 2013. O registro deve ser feito nas inspetorias de defesa agropecuária de cada município.

Fonte: Abras
Fonte Link: http://www.abrasnet.com.br/clipping.php?area=13&clipping=42255
Data: 28/11/2013