Convenção Regional da ACATS reúne Supermercadistas da região do Grande Oeste em São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste (SC) - Lideranças supermercadistas de toda a região do Grande Oeste Catarinense participaram na segunda feira (21.10) da Convenção Regional de Supermercadistas, uma iniciativa da Associação Catarinense de Supermercados (Acats). As atividades aconteceram nas dependências do auditório do Colégio La Salle Peperi, em São Miguel do Oeste. O evento contou com o patrocínio da  Fecomércio-SC, Girando Sol, Sysmo Sistemas e Nilo Tozzo Distribuidora, e o apoio da Dipães.

O  Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto, considerou muito positiva a realização da Convenção que deu oportunidade aos supermercadistas e profissionais que atuam em empresas e lojas do setor em atualizarem conhecimentos e terem acesso a informações estratégicas para o desenvolvimento do setor. Atanázio fez também um balanço das atividades e dos projetos desenvolvidos pela ACATS ao longo do ano, com ênfase ao programa Alimento Sustentá, de Rastreabilidade do Alimento, do Programa Supermercado Lixo Zero e de ações de qualificação e requalificação de profissionais de todas as áreas que atuam no segmento supermercadista catarinense.

As autoridades presentes foram recepcionadas também pelo Vice Presidente da ACATS do Extremo Oeste, Eulo Centenaro e pelo Presidente do Conselho Deliberativo Francisco Crestani, na oportunidade, também representando a presidência da Fecomércio-SC. Prestigiaram o evento, o Vice Prefeito Wilson Trevisan, que também é supermercadista e acompanhou toda a programação; o Presidente do Sindicomércio, Danilo de Ré e o Presidente da Acismo, Irton Lamb.

Também marcaram presença os Vice Presidentes Regionais da ACATS, Alexandre Simioni (Meio Oeste), Ruan Badotti (Oeste), o Conselheiro e Vice Presidente da área de Varejo da Fecomércio-SC, Marcos Moschetta, o Conselheiro Amauri Battiston, o Diretor Executivo Antonio Carlos Poletini e os empresários Miguel Bocalon, da Sysmo Sistemas, e Vomir Meotti, da Dipães.

A agenda técnica do evento teve as apresentações do Gerente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcos Manea e do Presidente do Comitê de Prevenção de Perdas do Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar), Carlos Eduardo Santos. eles abordaram o tema Prevenção de Perdas em Supermercados, com a apresentação da mais recente e abrangente pesquisa sobre o tema, além de exibirem situações de causas de perdas e de rupturas, analisando em seguida meios de prevenção de perdas e de eliminação de desperdícios. 

A conclusão mais importante foi de que a prevenção de perdas exige uma estratégia que envolva toda a equipe de profissionais da empresa, começando pelo presidente. Só o envolvimento de toda a equipe e um trabalho constante de treinamento e capacitação fará com que resultados apareçam nos relatórios de desempenho deste setor em cada empresa.

Ainda no plano técnico, a Diretora da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Raquel Bittencourt  falou sobre o tema "A Legislação Sanitária e seus Impactos na Atividade Supermercadista" exemplificando e comentando as implicações e enquadramentos necessários por parte das empresas nas legislações federal, estadual e municipal.  dirigente mostrou exemplos de diversas situações recorrentes constatadas pelas equipes de fiscalização e indicou os melhores caminhos para que as empresas se adequem às exigências legais, sempre pensando na saúde do consumidor. A Vigilância Sanitária de SC elaborou em parceria com a ACATS, uma cartilha de boas práticas que está à disposição das empresas com todas as informações necessárias sobre o que a legislação estabelece.

No encerramento, aconteceu a palestra do consultor Eduardo Tevah, com o tema "Mude a sua empresa Mudando a Atitude das Pessoas". Tevah é empresário e conferencista, já publicou quatro obras sobre temas ligados à gestão de equipes e já tem mais de 200 mil exemplares vendidos. O empresário mostrou os avanços mais recentes que colheu em práticas bem sucedidas de gestão de pessoas, deu dicas pessoais de sucesso profissional e familiar, além de abordar tendências do  mundo corporativo para os próximos anos.

Fonte: ACATS
Fonte Link: http://www.acats.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1540:convencao-regional-da-acats-reune-supermercadistas-da-regiao-do-grande-oeste-em-sao-miguel-do-oeste-2110&catid=33:destaqu
Data: 29/10/2013