16 de Outubro - Dia Mundial do Pão

Nessa data comemora-se o que podemos chamar de “aniversário do pão”. É uma data festiva na qual se deve predominar a alegria e a confraternização. As entidades de panificação, além de fazerem suas mobilizações na comunidade, precisam desenvolver ações no ponto de venda. É uma ocasião especial, em que a padaria deve comemorar a data e é um momento propício para que o panificador crie estratégias para ampliar a venda de pães.

O brasileiro consumiu, em média, 34,09 quilos de pão de trigo no ano passado. Isso inclui o pão branco e o integral, com grãos, etc e tal. Segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP), o Brasil é o quinto país da América Latina que mais consome o produto. O primeiro é o Chile, com uma média per capita de 98 quilos.

Ainda segundo o levantamento da ABIP, 83% dos pães consumidos no Brasil são artesanais (46% é pão francês) e 17% são os pães industrializados.

Em 2012, o índice de crescimento das empresas de Panificação e Confeitaria foi de 11,6%, o que representa um faturamento de R$ 70,29 bilhões, mantendo o nível de crescimento acima de dois dígitos dos últimos seis anos. O levantamento dos números foi feito pelo Instituto Tecnológico ITPC, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, através de pesquisa em mais de 1.600 empresas de todo o país, abrangendo das pequenas até grandes representantes do setor. Esta projeção de faturamento abrange as cerca de 20% de empresas informais que compõem o setor.

O setor de panificação vem contribuindo consideravelmente, nos últimos anos, para o crescimento do food service no Brasil. Estima-se a participação aproximada da Panificação em 36% do faturamento do setor de food service. A criação de áreas para café, restaurantes, lanchonetes, produtos assados na hora, além de novos produtos e variações de receitas vem fazendo com que as padarias se tornem “Centros Gastronômicos”, capazes de receber e suprir os clientes em vários de seus momentos de compra.

E você, já comeu seu pão hoje?

Fonte: Abip
Fonte Link: http://www.abip.org.br/noticias_internas.aspx?cod=422
Data: 16/10/2013